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Na justificativa o senador argumenta sobre a posição estratégica, no que diz respeito ao transporte de cargas para a Região do Nordeste. Segundo ele, Itabaiana já se consagrou popularmente como a capital nacional do caminhão, e possui o maior percentual desse transporte por pessoa do país. “São cinco mil emplacados, além de mais de quatro mil caminhões que foram registrados em outros Estados, totalizando aproximadamente 10 mil caminhões, na cidade que conta com cem mil habitantes”, informou Amorim.
A produção agrícola de Itabaiana é um dos principais fatores que influenciam a forte concentração desse meio de transporte no Município, por ser um grande produtor de cereais, frutas e verduras, graças aos perímetros irrigados, tornou-se um importante exportador regional. “Temos uma das mais tradicionais feiras livres do Nordeste, que remonta ao ano de 1888, foi crescendo exponencialmente por mais de um século e hoje é considerada o celeiro de Sergipe”, disse o senador itabaianense.
Renda
Uma das principais rendas do itabaianense vem dos fretes dos caminhões, uma atividade celegrada anualmente com uma grandiosa festa. “Recebemos todos os anos caminhoneiros de todo o Brasil, denominada Festa do Caminhoneiro, ocasião em que as artes e o entretenimento se somam às riquezas trazidas pelos caminhões, contribuindo, assim, para o progresso sócio-econômico da cidade”, disse Eduardo Amorim.
“Pretendemos com a proposta é legalizar o que de fato já se encontra consolidado. Itabaiana merece e faz jus a este título, e, com ele reafirmamos o próposito de, simultaneamente, celebrar a profissão do caminhoneiro e da necessidade de existir políticas públicas que favoreçam esse tão importante meio de transporte, que é o caminhão, para nosso país”, afirmou Amorim.
Fonte: Faxaju
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