Itabaiana-SE
Mostrando postagens com marcador Notícias.Justiça. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Notícias.Justiça. Mostrar todas as postagens

Em decorrência de tragédia em Santa Maria, Corpo de Bombeiros fecha temporariamente estabelecimentos em Itabaiana.


Dois estabelecimentos foram fechados provisoriamente.
O trauma do desastre da boate kiss na cidade de Santa Maria no Rio Grande do Sul, que culminou na morte de 238 jovens, também forçou uma revisão dos padrões de segurança no estado de Sergipe.
O Corpo de bombeiro iniciou no último dia 31 de janeiro uma 'força-tarefa'no intuito de fiscalizar as condições de segurança de casas de show e estabelecimentos fechados de todo o estado com capacidade superior a 200 pessoas.
Em Itabaiana, dois estabelecimentos foram temporariamente fechados por falta de atestado de regularidade que é fornecido pelos Bombeiros. Entre as irregularidades estão ausência de saída de emergência, falta de iluminação de rotas de fuga e de extintor de incêndio ou o material vencido, além de instalações elétricas improvisadas que podem iniciar o fogo.

Os nomes dos estabelecimentos temporariamente fechados em Itabaiana somente serão divulgados após um balanço da ação que será fornecido pelos Bombeiros  após final desta semana.
Até o momento, 23 locais foram vistoriados pelos bombeiros na capital sergipana, sendo que 15 ainda continuam interditados, são eles o Armazém Mediterrâneo, Infinity, Strip House, Casa de Forro Cariri, Bar Boteco Carioca e Casa de Praia. As casas de shows Off Clube, Subúrbia, Capitão Cook também estão impossibilitadas de realizar eventos.

Na região Centro-Sul de Sergipe, no município de Lagarto, os bares Planet Café, Bar Vapor Barato e Chopperia Memorial também foram notificados.

Da redação Itnet, Leonardo Dias.

Polícia Federal apreende avião e 400 kg de cocaína em Porto Feliz, SP.


Droga seria distribuída na região de Sorocaba (SP); um homem foi preso.
Operação da polícia teve tiroteio e colisão frontal entre veículos.

Polícia Federal apreende avião e 400 kg de cocaína em Porto Feliz (Foto: Eduardo Ribeiro Jr./G1)400 kg de cocaína foram levados à sede da Polícia
Federal, em Sorocaba (Eduardo Ribeiro Jr./G1)
Um avião carregado com cocaína foi apreendido em Porto Feliz (SP) na noite desta quarta-feira (6). Durante operação da Polícia Federal, que apreendeu 400 kg da droga, houve tiroteio e colisão entre viatura da polícia e caminhonete dos traficantes. Um dos criminosos foi baleado e detido.
De acordo com a Polícia Federal, os tijolos de cocaína, cerca de 400, pesando aproximadamente um quilo cada, já estavam sendo transportados em uma caminhonete quando foram encontrados. A polícia aponta que a droga seria distribuída na região deSorocaba (SP).
De acordo com Fernando Bonhsack, delegado e coordenador do setor de operações da Polícia Federal de Sorocaba (SP), os policiais faziam buscas pela zona rural de Porto Feliz, após investigações apontarem que havia um depósito de drogas na região.
Quando a equipe seguia por uma estrada de terra, encontrou uma caminhonete vindo no sentido contrário. Os policiais deram sinal de parada, mas os ocupantes do veículo começaram a atirar. "Nós revidamos os tiros, foi então que o motorista entrou com a caminhonete na nossa frente e houve a colisão", explica o delegado. Um policial ficou ferido.
Polícia Federal apreende avião e 400 kg de cocaína em Porto Feliz (Foto: Eduardo Ribeiro Jr./G1)Parte da droga sendo pesada pelos policiais
(Foto: Eduardo Ribeiro Jr./G1)
Os integrantes da caminhonete, dois ou três homens, não sabendo precisar o delegado, saíram correndo em direção ao canavial. Um deles acabou baleado e foi detido. Durante abordagem, o homem, de 32 anos, de Sorocaba, relatou à polícia que havia um avião caído no meio da plantação de cana.
Logo após, outro carro vinha pela mesma estrada mas, quando os ocupantes avistaram o bloqueio, conseguiram manobrar e fugir. O veículo foi encontrado abandonado. A polícia acredita que o bando estava em torno de seis pessoas.
A aeronave foi encontrada danificada no meio do canavial. A polícia acredita que o piloto tentou decolar mas não conseguiu, abandonando o avião. O delegado informou que ainda não sabe de onde o avião decolou. "Pode ser de qualquer parte do território nacional ou, até mesmo, de fora do país", diz.

Policiais militares de Porto Feliz também ajudaram na operação, que também teve apoio do Águia. A polícia segue com a investigação para identificar os fugitivos, de onde veio a carga e para quem seria entregue. "Demos um duro golpe no tráfico de drogas", conclui o delegado.
O traficante baleado foi levado para o pronto-socorro de Porto Feliz e transferido para o Hospital Regional, em Sorocaba. Após receber alta médica, ele será ouvido e encaminhado ao Centro de Detenção Provisória de Sorocaba.
Polícia Federal apreende avião e 400 kg de cocaína em Porto Feliz (Foto: Divulgação/Polícia Federal)Avião foi encontrado caído em canavial, na zona rural de Porto Feliz (Foto: Divulgação/Polícia Federal)
Polícia Federal apreende avião e 400 kg de cocaína em Porto Feliz (Foto: Divulgação/Polícia Federal)Na tentativa de fuga, traficantes bateram de frente com viatura da Polícia Federal (Divulgação/Polícia Federal)
Polícia Federal apreende avião e 400 kg de cocaína em Porto Feliz (Foto: Divulgação/Polícia Federal)Avião pousou em estrada de terra para descarregar os 400 kg de cocaína (Foto: Divulgação/Polícia Federal)
Polícia Federal apreende avião e 400 kg de cocaína em Porto Feliz (Foto: Eduardo Ribeiro Jr./G1)Parte da droga, dividida em tijolos de aproximadamente um quilo (Foto: Eduardo Ribeiro Jr./G1)
Fonte: notícias do G1 Sorocaba e Jundiaí

Peritos voltam à boate Kiss para nova vistoria em Santa Maria.


Escombros serão removidos para buscar a origem do fogo 
Incêndio na boate de Santa Maria matou 237 pessoas em 27 de janeiro.

Peritos voltam ao prédio da boate Kiss, em Santa Maria (Foto: Felipe Truda/G1)Peritos voltam ao prédio da boate Kiss, em Santa Maria (Foto: Felipe Truda/G1)
Peritos do Instituto Geral de Perícias (IGP) do Rio Grande do Sul retomaram os trabalhos na manhã desta terça-feira (5) na boate Kiss, em Santa Maria. O foco da investigação é achar o ponto exato onde o incêndio começou na madrugada do dia 27 de janeiro. A tragédia na boate matou 237 pessoas.
Soldados levam gerador para dentro da boate Kiss (Foto: Felipe Truda/G1)Soldados levam gerador para dentro da boate Kiss
(Foto: Felipe Truda/G1)
Quatro profissionais do IGP, acompanhados de um policial militar, entraram no prédio por volta das 7h35. Eles retiraram alguns cartazes que estavam na porta para acessar o prédio. A equipe removerá escombros em busca de sinais que apontem a origem das chamas. Às 8h15, uma Kombi do Exército com um gerador chegou ao local para auxiliar nos trabalhos.
Peritos já haviam trabalhado no prédio da boate durante a semana passada. Na última sexta-feira (1), foram mais de 10 horas de inspeção no local. Na saída, eles levaram pedaços da espuma que revestia o teto e que foi a causadora da fumaça preta e tóxica que matou a maioria das vítimas asfixiadas. O material foi comprado em uma loja de colchões de Santa Maria.
No domingo (3), o IGP recebeu uma amostra da espuma para a realização de testes. Os resultados serão encaminhados à policia, segundo o delegado regional Marcelo Arigony.
"Fizemos várias reconstituições, mas o IGP ainda vai fazer a reconstituição oficial", disse Arigony.
Entenda
- O vocalista segurou um artefato pirotécnico aceso.O incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, região central do Rio Grande do Sul, deixou 237 mortos na madrugada do último domingo (27). O fogo teve início durante a apresentação da banda Gurizada Fandangueira, que fez uso de artefatos pirotécnicos no palco. De acordo com relatos de sobreviventes e testemunhas, e das informações divulgadas até o momento por investigadores:
- Era comum a utilização de fogos pelo grupo.
- A banda comprou um sinalizador proibido.
- O extintor de incêndio não funcionou.
- Havia mais público do que a capacidade.
- A boate tinha apenas um acesso para a rua.
- O alvará fornecido pelos Bombeiros estava vencido.
- Mais de 180 corpos foram retirados dos banheiros.
- 90% das vítimas fatais tiveram asfixia mecânica.
Equipamentos de gravação estavam no conserto.
Para ler mais notícias do G1 Rio Grande do Sul, clique em g1.com.br/rs. Siga também o G1 RS no Twitter e por RSS.

Criança morre após ser atingida por estilhaços de bala em Itaporanga, SE

Denise Gomes Do G1 SE
 
Uma criança, de 5 anos, morreu após ser atingida na região da face por estilhaços de balas de uma escopeta calibre 12, na noite deste sábado (04) no município de Itaporanga D´Ajuda (SE), região metropolitana de Aracaju.

Segundo informações da tia da vítima, que não quis ter seu nome divulgado, o menino estava na porta de casa quando três homens chegaram em um veículo e um deles efetuou os disparos contra um vizinho da família.

O rapaz foi atingido por dois tiros, um no braço e outro na região do tórax. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada e encaminhou o homem ao Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), na Zona Oeste de Aracaju. Ainda não há informações sobre o estado de saúde dele, que permanece internado.

Os estilhaços das balas perfuraram os olhos da criança que não resistiu e morreu. Ao saber da morte do filho, a mãe da criança entrou em choque e também teve que ser internada no HUSE. Ela foi liberada horas mais tarde.

O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) na capital e liberado no início da manhã deste domingo (05). O velório ocorreu na residência da família em Itaporanga e comoveu a população.
Ainda segundo a tia da criança, os moradores estão assustados com a crescente violência, que teria relação com o tráfico de drogas. “Os bandidos estão aterrorizando a cidade e as pessoas estão amedrontadas”, disse.

De acordo com a polícia um dos suspeitos já está preso e buscas estão sendo realizadas para localizar os outros dois. Um dos procurados seria um ex-presidiário conhecido por realizar assaltos e também estaria envolvido em uma tentativa de homicídio na região.
 

REDUÇÃO DE MAIORIDADE PENAL É PRIORIDADE.

O Projeto de Decreto Legislativo – PDC 494/11, do deputado André Moura – líder do Partido Social Cristão na Câmara dos Deputados, pode ser votado a qualquer momento pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) em Brasília.

O PDC 494/11 dispõe sobre a realização de plebiscito acerca da redução da maioridade penal para dezesseis anos. O momento oportuno para realização da propositura são as eleições que ocorrerão em outubro, pois o país precisa tomar urgentes medidas para reprimir e acabar com a violência praticada por menores.

André Moura faz campanha nas redes sociais, como no Facebook, Twitter, e site, com enquetes e banners, para que a população possa opinar a respeito. Esta corrente favorável baseia-se no crescente número de crimes cometidos por menores de idade, que por muitas vezes praticam os delitos amparados pelo ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, que transforma as penas em medidas sócio educativas.

Esses menores infratores ao praticarem os atos tinham consciência e agiram com ousadia, por isso devem ter uma pena equivalente aos seus crimes bárbaros, mas como não possuem 18 anos, infelizmente não podem cumprir as penas de acordo com a gravidade que o delito requer”, disse André Moura.

O deputado entende que a participação popular possibilitará um imenso processo de debate, de envolvimento e comprometimento de toda a sociedade com a questão, capaz de demonstrar a importância desse tema e a manifestação da população com relação à redução da maioridade penal, que seja de fato decidida a nível nacional.

“Nossa estratégia de trabalho são as redes sociais, porque acreditamos que ao utilizá-las estamos mais próximo da população, assim debatendo melhor o PDC 494/11, escutando a opinião e a realidade de quem sofre com os crimes dos menores infratores,” constatou Moura.

Por ASCOM dep. André Moura

Humorista Mução é preso em Fortaleza.



O humorista e radialista Mução, Rodrigo Vieira Emerenciano, foi preso acusado de divulgação de pornografia infantil na internet na manhã desta quinta-feira (28), no bairro de Meireles, em Fortaleza, no Ceará, onde mora atualmente. A prisão foi desencadeada pela Operação Dirty-Net, da Polícia Federal, que é de caráter nacional.

A Polícia Federal apreendeu em Fortaleza tablets, HDs e notebooks para maiores investigações. Se a PF encontrar indícios nesses materiais, o apresentador permanecerá preso em Fortaleza. Caso contrário, ele será encaminhado ao Recife, onde começaram as investigações. Se for trazido para a capital pernambucana, Mução permanecerá preso, já que a PF tem provas suficientes adquiridas na internet para acusá-lo. A previsão da PF é que a conclusão seja divulgada ainda nesta quinta-feira.
A prisão temporária de Mução é de cinco dias, podendo ser prorrogada. Segundo a PF, no entanto, devido às provas já obtidas em e-mails e no cruzamento de informações durante as investigações, iniciadas em dezembro, pode mudar para preventiva.

Fonte: uol.com.br e Itnet

APOSENTADORIA PODE TER IDADE MINIMA. 65 ANOS PARA HOMENS E 60 PARA MULHERES.



Para acabar com o fator previdenciário, criado há 12 anos para inibir aposentadorias precoces pelo INSS, o governo propôs estabelecer idade mínima de 60 anos para mulheres e 65 anos para homens. Com isso, acabaria a possibilidade de o segurado requerer aposentadoria ao completar 30 anos de contribuição (mulheres) e 35 anos (homens), independentemente da idade. A mudança valeria apenas para quem ainda vai ingressar no mercado. Para os trabalhadores atuais, a proposta é substituir o fator previdenciário pela chamada fórmula 85/95. Para receber o benefício integral, o segurado terá de somar o tempo de contribuição com a idade, de forma que as mulheres só possam se aposentar quando o total atingir 85 e os homens, 95. Enquanto discute os gastos com a Previdência, o governo teve de evitar a aprovação, na Câmara, de projetos que podem provocar grande impacto nas contas. Mas a Comissão de Finanças aprovou emenda à LDO de 2013 que garante uma fórmula para, no futuro, aprovar reajuste para os servidores do Legislativo e do Judiciário
Governo propõe exigência de idade mínima para acabar com fator previdenciário no INSS
GASTOS PÚBLICOS
Ao negociar com o Congresso para acabar com o fator previdenciário - mecanismo criado no início dos anos 2000 para inibir aposentadorias precoces no setor privado (INSS) -, o governo federal propôs ontem, em contrapartida, mudanças substanciais para os trabalhadores que ainda vão ingressar no mercado de trabalho: acabar com a possibilidade de o segurado requisitar aposentadoria ao completar 30 anos de contribuição (mulheres) e 35 anos (homens), independentemente da idade; e estabelecer a idade mínima para aposentadoria, sendo 60 anos para mulheres e 65 anos para homens.

Hoje, a idade média de quem se aposenta por tempo de contribuição é de 55 anos (homens) e 52 anos (mulheres). Além da aposentadoria por tempo de contribuição, o INSS paga o piso previdenciário (salário mínimo) a quem atinge 60 anos (mulheres) e 65 anos (homens), e tenha um tempo mínimo de contribuição - benefício normalmente pago a donas de casas, por exemplo.

Para os trabalhadores atuais, a regra do fator previdenciário (que considera idade, tempo de contribuição e expectativa de vida para calcular o benefício) seria substituído pela chamada Fórmula 85/95. Ela consiste na soma do tempo de contribuição com a idade: assim, mulheres poderiam se aposentar quando o total chegar a 85 e os homens, 95. Hoje, o valor máximo de aposentadoria pago pelo INSS é R$ 3,9 mil.

Regra de transição para novos trabalhadores
Para não prejudicar quem está prestes a se aposentar, seria criada uma regra de transição de cinco anos para que o segurado possa optar entre o fator e a nova fórmula. Quem entrou no mercado recentemente terá que ir além da soma de 85/95 anos. O governo quer aumentar essa conta gradativamente até chegar ao teto de 100 (homens) e de 90 (mulheres). Pretende, ainda, igualar aos poucos as regras entre homens e mulheres.

As medidas em estudo preveem também que, para evitar esqueletos, frutos de ações judiciais, o Executivo deixe claro que o fim do fator não será retroativo. Ou seja, quem já se aposentou, utilizando a atual fórmula de cálculo não terá direito à revisão no valor do benefício.
Segundo fontes do governo, há uma grande preocupação da equipe econômica com o fim do fator, que gerou entre 2000 e 2011, uma economia de R$ 31 bilhões para os cofres públicos. Para este ano a projeção é de R$ 9 bilhões.

Por isso, a ordem é negociar com o Congresso um acordo que permita acabar com a forma de cálculo atual, mas, ao mesmo tempo, assegure novas receitas para não comprometer a sustentabilidade do regime de aposentadoria dos trabalhadores do setor privado.

O assunto foi discutido ontem entre os ministros Guido Mantega (Fazenda), Garibaldi Alves (Previdência) e Ideli Salvatti (Relações Institucionais) com os líderes aliados na Câmara. Foi incluída na pauta de votação do plenário da Câmara, semana que vem, a proposta alternativa ao fator previdenciário, de autoria do deputado licenciado e atual ministro Pepe Vargas (Desenvolvimento Agrário).
- Sai da reunião confiante num acordo - afirmou Garibaldi Alves, que é favorável à exigência de idade mínima no INSS.

Intenção é votar em, no máximo, dois meses
Após a reunião no Ministério da Fazenda, o líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), disse que haverá novas reuniões e que as medidas serão votadas em, no máximo, dois meses:
- Faremos uma nova reunião no dia 10, depois de o governo levantar o número e as implicações, mas com o compromisso que em até dois meses votemos. É claro que é mais fácil falar do que fazer, mas era meu papel e dos líderes mostrar para o governo que este é um tema que está pautado e vai ser votado. Então é preciso ter os elementos disponíveis para negociar.

Chinaglia confirmou que a chamada Fórmula 85/95, de Pepe Vargas, começa a ser aceita até pelas centrais sindicais, mas que ainda são necessários estudos para manter a Previdência equilbrada. O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), que pautou a votação para semana que vem, afirmou:
- As centrais estão a favor. Não acaba com o fator, melhora. É um projeto importantíssimo para o trabalhador, corrige uma injustiça.
O líder do PDT na Câmara, André Figueiredo (CE), reafirmou a pressão pelo fim do fator previdenciário:
- O anseio é votar o texto do hoje ministro Pepe Vargas, todos querem votar.
COLABORARAM Vivian Oswald e Isabel Braga
Fonte: O Globo e faxaju