Itabaiana-SE
Mostrando postagens com marcador Noticias.Política. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Noticias.Política. Mostrar todas as postagens

Gustinho não vê problema em ser substituído na liderança do governo.

“Não há desejo de confronto”, diz ele, que destaca o diálogo com a oposição em sua liderança


Por Raissa Cruz

O deputado estadual Gustinho Ribeiro (PSD) disse que está encarando com naturalidade a possibilidade de ser substituído por outro parlamentar na liderança do governo na Assembleia Legislativa. “Não há nenhum desejo de confronto dentro do nosso agrupamento, não há problema nenhum em continuar como também não há problema de abrirmos para que outro parlamentar assuma a liderança”, comentou ele.
Nos bastidores, o nome da deputada Conceição Vieira (PT), que na eleição da nova Mesa Diretora deixou a 1ª secretaria da Casa, é o mais apontado para liderar a bancada. Gustinho, por sua vez, diz que vê isso com tranquilidade, mas não deixa de enfatizar que sua participação nesse momento tenso de minoria do governo “foi essencial para o diálogo sobre ao Proinveste entre oposição e situação”.
“Ainda não houve discussões sobre isso (mudança de liderança), estamos focados, no momento, nos debates para aprovação do Proinveste. As negociações caminham muito bem, nós buscamos desde o início da minha liderança no governo estabelecer esse clima de diálogo e entendimento, justamente porque o Proinveste é muito importante para Sergipe”, frisou Gustinho, ressaltando ainda que “assumir a liderança foi um gesto, sobretudo, de fidelidade com o governador Marcelo Déda que confia em nosso trabalho e indicou nosso nome na saída do deputado Francisco Gualberto (PT)”.
Gustinho Ribeiro aposta na aprovação do Proinveste, uma vez que, segundo ele, todas as sugestões dos parlamentares da oposição foram acatadas. “A oposição entendeu também a importância do Proinveste, e buscamos aceitar as sugestões da oposição. Acredito que não teremos grandes problemas na aprovação, porque todas as dúvidas foram tiradas pelo governo do Estado e todas as sugestões da oposição foram acatadas”, disse ele.
Fonte: Universo Político.com
Com reportagem de Eron Ribeiro

Nepotismo causa insatisfações de alguns aliados em Ribeirópolis.


EUSTAQUIO SANTANA ANDRADE o Tião Bila Presidente Municipal do PSC em Ribeiropolis, ia ser candidato a prefeito da mesma cidade, mais como vem os acordos Tião Bila o Rei das Festas como é conhecido, agora reclama do baixo salário que o Prefeito  João de Negar quer dar a ele. Veja como ele estar indiguinado e postou em sua rede social no facebook






Da redação Leandro Santos

Sonho Realizado Zomas Vereador "Agora Foi".


Jose Carlos de Santana o "Zomas" do Partido Trabalhista Cristão - PTC, vem disputando já pela 3ª terceira vez ás eleições. Na eleição de 2008, Zomas disputou uma vaga na câmara de vereadores e obteve 1.239 votos ficando suplente, sendo que em 2010 ele se candidatou a deputado estadual e obteve 1.003 votos. E ano passado 2012 Zomas se candidata novamente e obteve 1.586 Votos sendo assim  ficar 2º segundo suplente. E hoje José Carlos de Santana (Zomas) foi empossado ás 09:00k da manhã na Câmara Municipal de Vereadores de Itabaiana e alguns vereadores como Paulo Mésias o Escovinha, Vaguinho de Vado de Olímpio Grande, Roosevelt Santana, o esposo da vereadora Edilene o Zé Milton de Zé de Dona e Luciano Rezende do PMN prestigiaram o ato de posse, Zomas vem á ser vereador por (4) Meses substituindo a Vereadora Edilene Barros dos Santos do PSL por licença maternidade. A posse foi dada pelo Vereador e presidente da comissão de recesso da Câmara o Vereador José Teles de Mendonça.

Da redação Leandro Santos.


Deputado teme que aposentados e pensionistas de SE precisem pedir esmola.


“Previdência é problema sério, mas não vejo preocupação por parte do governo”, diz Antônio dos Santos


Antônio: a fonte está secando

Por Joedson Telles

O deputado estadual Antônio dos Santos (PSC) externou que uma das suas maiores preocupações, no momento, diz respeito aos aposentados e pensionistas sergipanos. O parlamentar teme que o governo do Estado não tenha como arcar com as aposentadorias, e eles tenham que ouvir o que ouviram aposentados e pensionistas gregos em circunstâncias parecidas. “O governo da Grécia disse que não tinha mais como pagar. Se isso acontecer aqui? Os aposentados e pensionistas vão pedir esmolas?”, indaga Antônio dos Santos. “Se falir a previdência, vão fazer o quê? É um problema sério, mas não vejo essa preocupação toda por parte do governo”, disse em alusão ao empenho governista pela aprovação do Proinvest.

O deputado lembra que aposentados e pensionistas precisam da previdência para sobreviver. “Mas a fonte de onde está tirando (recursos para garantir o benefícios) está secando. O Estado entrou com R$ 500 milhões, em 2012, deverá entrar com mais R$ 700 milhões, em 2013, e deverá chegar a R$ 1 bilhão em 2014. Isso é um sinal: vai estrangular”, alerta, observando que há muito mais preocupação no governo do Estado em conseguir dinheiro emprestado para obras. “Eu sei que obras são importante. Movimenta a economia, gera empregos temporários, mas não podemos comprometer o futuro do Estado com obras que podem esperar para serem feitas”, disse o parlamentar.

Falando em buscar emendas do orçamento e verbas de convênios, o deputado disse ainda que Sergipe tem muito o que aprender com outros estados, que abriram as portas para o endividamento e sofreram sérias consequências. “Visitei o estado de Minas Gerais. Sentei com cinco deputados para almoçar e eles disseram: a dívida de Minas Gerais é impagável. Foi bom quanto tomou o dinheiro emprestado, mas, agora, estão pagando o preço. Em Alagoas, o governador disse: ‘olha, deputado: este Estado, pobre como é, ter que tirar R$ 60 milhões por mês para pagar dívidas e juros não aguenta’. Então, não queremos chegar a isso. O nosso zero não é para destruir o Estado: ao contrário: queremos preservar”.

Fonte: Da redação Universo Político.com

“É complicado PT e DEM do mesmo lado em 2014, mas na política pode acontecer tudo”.


Emmanuel diz que não chegou à Mesa da CMA sozinho. “Estou na Mesa por questão conjuntural”

Ampliar Foto
“É complicado PT e DEM do mesmo lado, mas na política pode acontecer tudo”

Emmanuel: Rogério é um bom nome

Por Joedson Telles

Ao ser indagado sobre a possibilidade de o PT e o DEM estarem juntos no mesmo palanque, nas eleições de 2014, quando estará em disputa não apenas o governo do Estado, mas também uma vaga no Senado Federal, no campo majoritário, o vereador petista Emmanuel Nascimento respondeu que “é complicado o PT e o DEM do mesmo lado, mas na política pode acontecer tudo. Inclusive nada. Juntar DEM e PT é uma discussão ampla. São adversários históricos, mas o DEM também já foi adversário do PSDB. E hoje estão juntos”.    

Sobre sua presença na Mesa Diretora da Câmara Municipal de Aracaju, presidida, hoje, pelo vereador do DEM, Vinícius Porto, algo que provocou críticas do também petista Iran Barbosa, Emmanuel Nascimento observou que ninguém viu o governador Marcelo Déda (PT), ou mesmo o presidente do PT, o deputado federal Rogério Carvalho, se posicionar contra sua atitude.  “Eu não estou na Mesa sozinho. E nem cheguei ali sozinho. Eu não precisava ser segundo secretário porque eu fui presidente. Estou na Mesa por causa de uma questão conjuntural momentânea”, justificou.

Emmanuel disse ainda que não poderia deixar de contribuir com seu grupo político. “E é importante colocar claramente que estar na mesa não significa apoiar o governo. Eu tenho aqui (CMA) uma posição de oposição. Não odienta, raivosa, para destruir, mas oposição para construir. Quero fazer uma oposição assim como Iran faz. Mas não cheguei só ali. No Congresso Nacional, você vê na composição da chapa do PT pessoas do DEM. Em administrações municipais, estaduais estão lá: DEM e PT”, observou.     

Observando que o parlamento é plural,  Emmanuel afirmou ainda que não seria justo o PT ficar fora da mesa, sendo o partido cuja bancada é a segunda maior da atual legislatura. “Eu não apóio João Alves: apóio Aracaju. É só fazer uma avaliação profunda. Qual é a decisão nacional sobre isso aí? Já teve casos em que o PT teve o presidente e o DEM o vice na Câmara Federal. E outra coisa: o DEM votou em mim duas vezes, para presidente da Câmara. Quer dizer que o DEM pode votar em mim, mas eu não posso votar neles? Não vejo problema. A gente está lutando para aprovar o Proinveste. Porque vou votar contra o empréstimo de João? Vou votar a favor, mas vou cobra e exigir”, disse.

Emmanuel foi provocado também sobre as declarações do vereador Iran Barbosa, que não garante apoio a uma candidatura do vice-governador Jackson Barreto (PMDB) ao governo do Estado, mas defende uma discussão interna com o PT apresentando um quadro novo. Emmanuel disse respeitar a posição de Iran, mas ajuizou que o candidato pode até ser do PT, mas tem que ser um nome que tenha densidade eleitoral e poder de aglutinação dentro do grupo. 

“Pode ser do PT. Não já foi Déda duas vezes? Pode ser Rogério, Iran, Ana Lúcia... Mas pode ser também um nome do grupo aliado. Esta última eleição (2012), a gente do PT aprovou Rogério, mas depois o grupo entendeu que não deveria ser ele, inclusive o governador. É louvável a posição do companheiro Iran. É elogiável. Mas precisamos de um candidato com densidade, que unifique os partidos e que tenha um projeto progressista. Sou do PT e quero que o partido se manifeste, mas não tenho problema em votar em Jackson. É um aliado histórico e tem um comportamento correto. Tem trabalhado pelo governo. Mas tem que ter um candidato competitivo. Acho Rogério um bom nome”, disse.

Fonte: Da redação Universo Político.com

Em sete anos, Presidência gastou R$ 31,6 milhões com hotéis.


Nuvens carregadas cobrem o Palácio do Planalto
Despesas secretas do Executivo somaram 44,5 milhões entre 2003 e 2010 (Nélio Rodrigues)
Os gastos da Presidência da República com cartões corporativos classificados como sigilosos por se tratarem de "informações estratégicas para a segurança da sociedade e do estado" incluem compra de produtos de limpeza, sementes, material de caça e pesca e até comida de animais domésticos. As despesas secretas do Executivo federal somaram 44,5 milhões de reais entre 2003 e 2010. O maior gasto no período – 31,6 milhões reais – refere-se a despesas com hotéis e locação de carros. As informações constam em planilha do próprio Palácio do Planalto, de acordo com o jornal O Estado de S. Paulo.
O levantamento detalha pela primeira vez a natureza dessas despesas sigilosas com cartão corporativo nos dois mandatos de Luiz Inácio Lula da Silva na Presidência. São 106 itens, incluindo comissões e corretagem, despesas com excesso de bagagem, serviços médicos, taxas de estacionamento, pedágio, material esportivo e produtos médicos. Os gastos foram realizados por servidores do Gabinete de Segurança Institucional, do Gabinete Pessoal do ex-presidente e ordenadores de despesa da Presidência da República.
O levantamento revela que parte dessas despesas secretas é corriqueira e não se enquadra em informações estratégicas e de segurança.
Irregularidades – Auditorias do Tribunal de Contas da União (TCU) já apontavam para a irregularidade do segredo de alguns gastos com cartão corporativo. Pela legislação, cabe ao gestor regulamentar o uso da verba sigilosa. O cartão corporativo foi criado em 2001, ainda no governo FHC, exatamente para dar mais transparência aos gastos oficiais.
Entre janeiro e setembro do ano passado, 46,2% das despesas via cartão corporativo foram classificadas como sigilosas pelo governo atual. Ao todo, 21,3 milhões dos 46,1 milhões de reais foram pagos secretamente via cartão corporativo. A maioria é de compras e saques da Presidência da República, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e da Polícia Federal. 
(Com Estadão Conteúdo)
Fonte: Veja