Itabaiana-SE
Mostrando postagens com marcador Noticias.Políticas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Noticias.Políticas. Mostrar todas as postagens

“Se o PT quer palestra, Zé Dirceu só ensina a roubar. Foi o que fez”.

Frase é de Augusto Bezerra contra o ex-presidente do PT, que estará em Aracaju palestrando

Zé Dirceu: alvo de críticas


Por Joedson Telles

A oposição aos governos do PT na Assembleia Legislativa de Sergipe fez duras críticas ao ex-presidente do Partido dos Trabalhadores, o ex-ministro chefe da Casa Civil do governo Lula, José Dirceu, que desembarca em Aracaju, por volta das 18 horas desta quinta-feira 7, para participar de um ato comemorativo do Partido dos Trabalhadores em alusão ao que definem como “10 Anos do Governo Democrático e Popular”. Os encontros têm servido também para que os petistas comparem seus governos com os do PSDB. Com a presença de Zé Dirceu, o evento está marcado para a próxima quinta-feira, às 19h, no auditório do Sindicato dos Bancários. Zé Dirceu também promoverá palestra para os petistas sergipanos, assim como vem fazendo pelo Nordeste.

“É lamentável. Ridículo. Eu acho que um condenado do ‘mensalão’ deveria estar onde o Supremo Tribunal Federal julgou para estar: na cadeia. Em vez de estar dando palestras, Zé Dirceu deveria estar na cadeia pagando sua pena de 10 anos de prisão. Ele foi condenado. Se o PT quer que Zé Dirceu dê uma palestra, ele só pode ensinar a roubar. Foi o que ele aprendeu. Foi o que ele fez a vida toda à frente do PT”, afirmou o deputado estadual Augusto Bezerra (DEM), vice-líder da oposição na Assembleia Legislativa de Sergipe. Zé Dirceu foi condenado na Ação Penal 470 pelos crimes de formação de quadrilha e corrupção ativa no escândalo do ‘mensalão’ a 10 anos e 10 meses de cadeia, mas ainda está em liberdade.

Já o líder da oposição na Casa, o deputado Venâncio Fonseca (PP), observou que o Brasil inteiro acompanhou o julgamento da Ação Penal 470 no STF, que condenou, entre outros petistas, José Dirceu, que, ainda assim, se dá ao luxo de percorrer o Brasil de jatinho dando palestras. “E ninguém sabe por quem são pagos estes jatinhos. A quem pertencem. Mas circula (Zé Dirceu) livremente e ainda faz crítica ao julgamento do Supremo. Uma afronta ao Poder Judiciário, à democracia. Acho que aqueles que foram condenados devem pagar pelos seus erros. A pena deve ser cumprida o mais rápido possível, para não desgastar o STF. Circulam livremente e pregam moralidade. É preciso cuidado. A classe política tem sofrido desgaste por conta de pessoas que participam da vida pública, têm ficha suja, mas dão palestra como possuidores de ética. Maculam a imagem dos políticos. São condenados. Deveriam estar nas penitenciárias pagando sua penas”, observa Venâncio Fonseca.

Fonte: Da redação Universo Político.com

Vereador Olíverio Chagas rechaça declarações de Zé Teles..


Agora na tribuna da Câmara de Itabaiana, o Vereador petista Olivério Chagas defende a mudança de horário das sessões e rechaça ás declarações do Vereador José Teles (PSB) que no uso da tribuna declarou que o radialista Edivanildo Santana, esta a serviço do vereador petista na defesa da mudança de horário. Olivério também lembrou os parlamentares sobre a questão do Proinvest, assunto que toma corpo na imprensa. No entendimento do parlamentar, Sergipe precisa deste aporte que trará obras estruturantes em todo Estado e em especial a Itabaiana. "Usar o discurso do cheque em branco não justifica esta oposição ao crescimento de Sergipe, antecipando a disputa de 2014 para este momento". Sergipe não pode ser refém de interesses políticos defendidos pelos irmãos Amorins!
 Assesoria do Parlamentar.

"Se quiser comandar o Detran, Valmir terá de deixar o PSC".

O ex-prefeito de Lagarto Valmir Monteiro é o mais forte candidato á comandar o Detran.

A pedra no caminho de Valmir é o PSC. Interlocutores do governador Marcelo Déda (PT) já lhe disseram que, para comandar o Detran, ele terá que deixar o partido.

No momento, Valmir prefere continuar conversando com o deputado federal Rogério Carvalho (PT), sem sair do PSC, enquanto não tem absoluta segurança de que terá o novo cargo. 

Valmir que na ultima eleição teve o apoio para a reeleição a Prefeito de Lagarto que contou com o apoio do Governador, e queria o apoio dos Irmãos Amorins. Mais Valmir Monteiro tem um sonho de voltar para á Assembleia Legislativa de Sergipe.


Fonte: Nenoticias

“Só serei líder do Prefeito quando eu for informado das coisas”.



Por Leandro Santos
O vereador Zé Teles de Mendonça (PSB) ocupou a tribuna da câmara hoje pela manhã, e falou da visita do Major Chaves do BPM (terceiro Batalhão de Polícia de Itabaiana), Zé em seu pronunciamento falou sobre segurança pública que é um dos assuntos mais complexos, ainda é pouco mais nós falamos quando sentimos principalmente a necessidade da presença do Estado que aliais o Estado tem sido ausente nessa questão de segurança pública, ausente no percentual insatisfatório que não se tem, e essas reclamações hoje é á níveo de Estado hoje nós temos o efetivo muito pequeno pra o estado de Sergipe. Diz Zé Teles...

O vereador destacou que o Estado de Sergipe necessita de um concurso público para a Polícia Civil e para Polícia Militar. Até hoje o governo não tem dado uma satisfação maior ao povo sergipano, o que nós estamos percebendo é que todas as cidades de Sergipe hoje a reclamação tem sido quase que todos os dias. Destacou o vereador.

 O vereador Zé Teles ainda parabenizou o Major chaves sob sua atuação na cidade de Lagarto deixando a mesma completamente organizada e muito mais tranquila, e porque os outros que chegaram aqui no Terceiro Batalhão e não fizeram o mesmo trabalho de organização.

Zé em seu pronunciamento fala também sobre também sobre a falta de água que vem trazendo vários transtornos em nossa cidade e os ciclos motores.

O vereador Zé Teles pede união das assessorias do Poder Executivo e Legislativo para que elaborem um projeto de lei para organizar o transito de Itabaiana.

O dialogo continua sobre o requerimento de sua satisfação em ser líder do prefeito, mais, só serei líder até a hora que for informado de todas coisas. Se eu não for bem informado eu do jeito que veio eu mando de volta, eu tenho que estar informado do que acontece aqui e o que acontece fora daqui, com maior prazer e satisfação principalmente quando você é amigo da primeira hora do primeiro momento quando estava todo mundo lá começando tudo que ninguém sonhava em quem ia ser candidato em quem ia ser prefeito, eu já disse: eu e João, esse ai é o meu e saímos o maior prazer hoje líder do prefeito e recebi só permaneço, outra, né segredo não viu pode transmitir ás câmaras de vereador sempre teve um que saia primeiro e chegava lá e dizia: pode dizer, só sou líder se alguém se despuser a mim informar e quando eu perguntar não ficar com teretete se não do mesmo jeito que veio ou seja, se eu não souber a redigir eu peço ao menino pra redigir mandando de volta. Diz Zé Teles

Câmara Federal deve votar fim do 14º e 15º amanhã para os Parlamentares.


Líderes decidiram colocar em votação fim do 14º e 15º salários (Foto:Rodolfo Stuckert/Agência Câmara)
Líderes partidários na Câmara chegaram a um acordo e decidiram colocar em votação no plenário, com prioridade, o projeto que acaba com o 14º e 15º salários há décadas pago a parlamentares. Durante reunião na manhã desta terça-feira (26), deputados concordaram em pautar o requerimento de urgência da proposta ainda hoje. O mérito da matéria, que vai resultar numa economia anual de R$ 31,7 milhões ao Congresso, deve acontecer amanhã (27).
“O presidente [da Câmara, Henrique Eduardo Alves, PMDB-RN], na semana passada, disse que em poucos dias gostaria de resolver isso. Hoje foi resolvido com o apoio de todos os líderes de bancada”, afirmou o vice-líder do PSDB, Vanderlei Macris (SP). De acordo com o tucano, primeiro deve ser votado o requerimento de urgência, para que então a proposição siga direto ao plenário. Aprovado no Senado em maio  de 2012, o projeto de decreto está parado desde então na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara.
O Projeto de Decreto Legislativo 71/11, de autoria da senadora licenciada Gleisi Hoffman (PT-PR), recebeu parecer favorável do deputado Afonso Florence (PT-BA) logo que chegou à CFT. No entanto, até hoje não foi votado. Quatro requerimentos de urgência foram apresentados na tentativa de levar a proposta direto ao plenário. Além da deliberação na CFT, o relatório precisa ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Ontem (25), Henrique Alves disse esperar que a votação acontecesse ainda nesta semana. Ele lembrou que a proposta poderia ter sido analisada no ano passado. Porém, por ser ano eleitoral, criou-se o hábito de levar ao plenário apenas as matérias com consenso. “Não tem sentido ficar sem votar, sem votar. Não é o perfil desta Casa”, afirmou o peemedebista.
As discussões desta terça-feira (26) animaram tanto governo quanto oposição. “Essa reunião teve duas grandes novidades. Uma delas é a urgência para o fim do 14º e 15º salários, aprovada por unanimidade no colégio de líderes. O projeto vai ser votado amanhã”, emendou o líder do PT na Câmara, José Guimarães (CE). “A verdade é uma só: o recebimento, por parte de parlamentares, do 14º e 15º salários é uma vergonha nacional. É uma coisa indefensável, inexplicável e inaceitável”, acrescentou o líder do PSDB, Carlos Sampaio (SP), cumprimentando Henrique Alves pela decisão de priorizar tal votação.
Se for aprovado, o PDS vai resultar em uma economia anual de R$ 31,7 milhões. A cada quatro anos, o Congresso gasta R$ 127 milhões com o benefício, pago no início e no fim de cada ano. No entanto, será mantida uma ajuda de custo no início e no fim de cada legislatura. No total, o Congresso vai economizar, caso acabe com o benefício, aproximadamente R$ 97 milhões a cada legislatura.
O presidente da Câmara rejeitou a ideia de colocar o tema em votação somente como um plano para mudar a imagem da Casa. Henrique Alves entende que acabar com o benefício ajuda, mas é preciso votar outras propostas de interesse da sociedade. “A imagem da Casa só será melhor ou pior depois do nosso trabalho. Não é apenas neste aspecto. queremos uma Câmara positiva, uma Câmara ativa”, afirmou.
Fonte: Congresso em Foco e Senoticias

Deputado afirma que havia um plano do PMDB para tomar o governo de Déda.


Mundinho vai mais longe: “se Jackson Barreto for o governador, o PT está fora. Não tenho dúvida”

Ampliar Foto
Deputado afirma que havia um plano do PMDB para tomar o governo de Déda

Mundinho: Déda estava fragilizado

Por Joedson Telles

O deputado estadual Raymundo Vieira, o Mundinho da Comase (PSL), avalia que num possível governo do atual vice-governador Jackson Barreto (PMDB) o Partido dos Trabalhadores não terá participação alguma. Estará descartado. Mundinho acredita, inclusive, que havia um plano do PMDB para tomar o governo das mãos do governador  Marcelo Déda (PT). “Tem outras passagens que não quero entrar no mérito, secretarias que o PMDB não aceita o PT. Isso é claro. O governador tem conhecimento. Toda cúpula do PT sabe disso. Se o PMDB chegar ao governo, o PT não participa. Isso é claro. Se Jackson Barreto for o governador, o PT está fora. Não tenho dúvida disso”, assegurou o parlamentar, ao ser entrevistado pelo Universo Político.com.

O deputado avalia que o governador Marcelo Déda tomou a decisão correta, ao exonerar Jorge Alberto (PMDB) e nomear Silvio Santos (PT) no comando da Casa Civil. “Dentro do governo, você tem que ter pessoas de confiança. Na gestão anterior da Casa Civil, antes de o governo chegar ao interior, a oposição já sabia o que tinha sito tratado em segredo no governo, porque o pessoal dele (Jorge Alberto) já passava tudo. Era a forma que Jorge Alberto trabalhava”, diz o parlamentar.   

Segundo Mundinho, Déda estava fragilizado dentro do seu próprio governo com a presença do PMDB.  Mundinho tributa ao PMDB de Jackson, Jorge Alberto e do deputado Zezinho Guimarães o que chama de “processo de desmonte da bancada de apoio ao governo do Estado”. “Quem desmontou o governo foi o PMDB.  E alguns analistas políticos que lerem essa matéria farão essa reflexão e verão que estou falando a verdade. Quem desmanchou a base do governador foi o PMDB. Quem estava ali dentro tinha seus interesses políticos. Arrumando suas candidaturas”, revela.   

Déda

No dia 24 de janeiro, o governador Marcelo Déda, provocado pelo Universo sobre um possível desgaste na sua relação com o PMDB, disse que ninguém havia relatado qualquer espécie de chateação. Déda explicou a exoneração de Jorge Alberto do comando da Casa Civil falando em decisão de governo, que vai adequando a equipe de acordo com a posição do momento.

“Mas não muda em nada minha relação com o PMDB, nem com Jackson Barreto. Pelo contrário, na segunda-feira saí do Palácio já 8h da noite depois de uma longa conversa que tive com ele, de muito bom humor, relatando sua participação no Pré-Caju e eu falando da minha reunião com o Governo Federal. E no outro dia tivemos reunião com a bancada do PDMB com a participação de Jackson. Jorge Aberto está de férias agora e o governo continua”, explicou Déda.

Fonte: Da redação Universo Político.com

ANDRÉ MOURA DIZ QUE “SISTEMA BELGA DE VOTAÇÃO BENEFICIA OS GRANDES PARTIDOS”


O presidente estadual do PSC, deputado federal André Moura, afirmou em entrevista à TV Cidade, que nos dias 2 e 3 de Abril será colocado em votação o Projeto de Reforma Política do Congresso. Dentre os tópicos a serem examinados pelos parlamentares estarão o Financiamento Público de Campanha, Coligação Partidária e o Sistema de votação a ser adotado.

Para o Líder do PSC, o ideal seria que os mais votados fossem eleitos. “Entretanto, pelo‘clima político’ sentido hoje no Congresso deve-se prevalecer o Sistema Belga, sistema este que infelizmente privilegia os grandes partidos”, lamentou André Moura.

De acordo com o sistema belga de votação, o eleitor vota nas eleições proporcionais duas vezes: na lista do partido e no candidato da sua preferência – o que, segundo André Moura, concede preferência às grandes siglas.

Aposentadoria de Reinaldo Moura

Indagado sobre eventual candidatura do Conselheiro Reinaldo Moura para Deputado Estadual após aposentadoria do Tribunal de Contas do Estado- TCE/SE, André afirmou que só conversará com o conselheiro a respeito, após o desligamento do Tribunal. Entretanto, só irá apresentar a ficha de filiação a Reinaldo, caso o pai realmente deseje voltar à política partidária.“Não acredito que o meu pai iria para outro partido após um pedido do próprio filho”, divertiu-se.



Por Adler Berbert com informações de Elder Santos
Fonte: Faxaju

Do “companheiro” João Alves.


Petistas preparam
Depois de duas eleições para o governo estadual, onde Marcelo Déda conseguiu a vitória no primeiro turno contra João Alves, nos anos de 2006 e 2010, ninguém fique surpreso se no palanque de 2014, as duas lideranças estiverem juntas.
Ontem, 25, o jornalista Joedson Teles, do portal Universo Político, fez uma entrevista com a deputada petista Conceição Vieira e quando questionada sobre uma possível aliança declarou: ““Quem quiser nos apoiar é importante, mas não para dizer veio porque quis e humilhar. Se tem perspectiva de ganho entre este projeto e o outro, e a terceira via, que pode ser qualquer um agrupamento, compreender que este projeto (agrupamento de Déda) é melhor e vem para ele, é importante. A gente deve agradecer. É  natural. Temos um visão de mundo e sociedade e devemos permanecer nela. Se pessoas que tinham outro jeito de pensar entenderem que devem colaborar com esta visão para somar, devemos acolher, sendo o projeto do partido”.
Os assessores do governador Marcelo Déda e do prefeito João Alves não escondem que os dois vêm conversando muito por telefone sobre ações administrativas. Aliás, as conversas administrativas há muito tempo desembocam para a política. Dois fatos concretos: o apoio de João ao Proinveste e a reciprocidade de Déda, através da eleição de Vinicius Porto para a presidência da Câmara. Ou alguém pensa que Emanuel Nascimento, do PT, foi para Mesa Diretora por conta dos olhos de Vinicius? Tudo com o consentimento da liderança maior.
O grupo de Déda já tem um pré-candidato: Jackson Barreto (PMDB). Já o prefeito de Aracaju nega que deseja ser candidato ao governo, mas se a eleição fosse hoje todas as águas do rio desembocariam no leito eleitoral de João Alves.
O grupo comandado pelos irmãos Amorim não está morto. Analisa todos os movimentos sem esboçar o que pensa para o futuro. Está muito cedo, falta pouco mais de um ano para definição de candidaturas e o rio eleitoral pode mudar de curso rapidamente.
O mais engraçado hoje em dia é ouvir de alguns petistas, inclusive históricos, que depois da briga com o grupo Amorim e a novela do Proinveste, o senador Eduardo tornou-se “persona non grata”  e por isso o já preparam o tapete verde  para receber no palanque o “companheiro João Alves”.
E ainda tem gente que acredita na política ideológica e perde amigos brigando por políticos...


Fonte: Infonet Cláudio Nunes.

Petista defende candidatura de Jackson Barreto e aceita João Alves no palanque.


“Quem quiser nos apoiar é importante, mas não para dizer veio porque quis e humilha”, diz Conceição


Conceição: é Jackson

Por Joedson Telles

Veja o que disse a deputada estadual petista Conceição Vieira, indagada sobre a possibilidade de, em 2014, o candidato a governador do Estado representando o grupo liderado pelo governador Marcelo Déda ter em seu palanque o reforço do prefeito de Aracaju, o democrata João Alves Filho - que, certamente, levaria na carona, pelo menos, a senadora Maria do Carmo (DEM), o deputado federal Mendonça Prado (DEM) e o vive-prefeito tucano com história no antigo PFL, José Carlos Machado:

“Quem quiser nos apoiar é importante, mas não para dizer veio porque quis e humilhar. Se tem perspectiva de ganho entre este projeto e o outro, e a terceira via, que pode ser qualquer um agrupamento, compreender que este projeto (agrupamento de Déda) é melhor e vem para ele, é importante. A gente deve agradecer. É  natural. Temos um visão de mundo e sociedade e devemos permanecer nela. Se pessoas que tinham outro jeito de pensar entenderem que devem colaborar com esta visão para somar, devemos acolher, sendo o projeto do partido”, explicou Conceição.

Conceição assegurou, entretanto, que o fato de Déda e João terem sentado à mesa para discutir o Proinveste não significa que tenham feito uma aliança para as eleições de 2014, como existe a especulação no meio político. “Houve um crescimento, acerto dos dois lados quando discutiu Proinveste. Mas isso não quer dizer que exista um compromisso para a eleição de governador. Cada um no seu espaço está compreendendo que pode desenvolver melhor Aracaju. E também é cedo para falar nisso”, acredita.

Segundo Conceição Vieira, o que também provoca as especulações é o fato de anteriormente apenas dois grupos (um liderado por Déda e outro por João) disputarem a hegemonia da política sergipana. Hoje, com a ascensão do grupo liderado pelos irmãos Edvan e Eduardo Amorim, a deputada reconhece uma terceira força política em Sergipe. “Então fica este negócio de sempre se querer novidade: ‘vão ficar três grupos mesmo? Vamos disputar com três? Quais dos dois estão conversado mais, que é para a gente conversar um novo assunto, uma nova fofoca. Então, fica essa disputa. Estamos vivendo um processo democrático de construção”, disse.

A deputada do PT, que está sendo cotada para liderar a bancada do governador Marcelo Déda na Assembleia, afirmou também que, na sua ótica, o candidato natural do agrupamento é o vice-governador Jackson Barreto (PMDB). “Pelo que vejo no partido e na minha opinião, o candidato é o vice-governador Jackson Barreto”, garantiu. Provocada sobre uma possível candidatura de um dos membros do PT, Conceição disse que tem que ser algo muito forte para vetar JB. “Poderá não ser Jackson, porque a política, já se diz, é como as nuvens: muda de posição a cada instante. Às vezes você estar muito bem e comete qualquer coisa em momento tal, a gente passa a ficar fragilizado para concorrer a determinada função. Uma conjuntura que não depende de nós pessoalmente. Mas do agrupamento pode nos fragilizar. Mas, tirando estas coisas, que podem ou não surgir, se as eleições fossem hoje, o nome seria Jackson Barreto”, ratificou.

Provocada sobre a possibilidade de o senador Antônio Carlos Valadares (PSB) ser o candidato, Conceição Vieira respondeu que há muita especulação sobre 2014. “É isso que eu digo: o povo fica procurando uma fofoquinha para poder aproximar um grupo do outro, e fazer o diálogo para a política continuar viva. Uma hora diz que o PT vai se juntar com João Alves. Outra hora é dizer que Valadares vai romper com o PT. Tem gente com muita sede de ver o PT ruído, diminuído nos seus quadros partidários e de aliados. Há outros interesses, mas o grupo está tranquilo. Só sei que temos vários nomes, enquanto os outros grupos só têm um nome para tudo”, alfinetou.

Fonte: Da redação Universo Político.com

Machado já tem seus candidatos á Federal e Estadual.


Nas eleições de 2014 deverá haver jovens candidatos a deputado federal, que são filho de lideranças políticas ou empresários de Sergipe. Entre os pré-candidatos a uma cadeira na Câmara Federal: Antônio Monteiro, Filho do empresário Adierson Monteiro; o ex-vereador Fábio Mitidieri, filho do deputado estadual Luiz Mitidieri; e Lauro Filho, filho do empresário e suplente de senador Lauro Menezes o Laurinho da Bonfim.

Apoio

Antônio Monteiro, inclusive, já conta com o apoio do vice-prefeito de Aracaju José Carlos Machado (PSDB), que é Ex-deputado Federal. Machado apoiará para Deputado Estadual o filho do empresário Walker Carvalho que é sobrinho do Prefeito João Alves, que é secretario municipal da Indústria e comércio e Turismo da cidade de Aracaju.


Fonte: Jornal do Dia.
Foto: Prefeitura de Aracaju.

DÉDA DIZ QUE EDUARDO CAMPOS NÃO FARIA HARAQUIRI PARA FORMAR CHAPA COM AÉCIO.


Em entrevista concedida ao repórter Rafael Moraes Moura, enviado especial do jornal Estado de São Paulo a Aracaju, o governador Marcelo Déda, considerado “uma das principais lideranças do PT no Nordeste”, disse que não vê o presidente do PSB, governador Eduardo Campos (PE), como ameaça ao projeto de reeleição da presidente Dilma Rousseff:

- A ascensão de Eduardo Campos fortalece um campo político cuja maior responsabilidade é dar sustentação ao projeto que Dilma e Lula lideraram, afirmou Déda.

Para o governador, que está sob tratamento contra um câncer no estômago, Recife fica muito longe de Tóquio e Eduardo Campos não faria haraquiri para formar chapa com o senador Aécio Neves (PSDB).

A ENTREVISTA
O PT acumulou derrotas expressivas no Nordeste em 2012: a disputa fratricida no Recife, os resultados de Fortaleza e Salvador. Como o sr. vê a situação do partido e o crescimento do PSB?

Quando você examina o mapa do Brasil, percebe quais forças políticas saíram mais fortalecidas de uma eleição municipal. É claro que, na vitrine da política brasileira, o lugar onde estão agora o PSB e o governador Eduardo Campos é um lugar de maior visibilidade. Mas também por parte do PT, a vitória em São Paulo e a vitória em número de votos do partido mostraram que não perdemos nosso lugar na vitrine. Tem mais gente chegando perto da gente, mas quem está na parte mais alta da vitrine ainda é o PT.

A presidente Dilma Rousseff tenta consolidar sua imagem no Nordeste. Para o sr., qual imagem ela está construindo?

As imagens do Lula e a da presidente Dilma têm uma amplitude maior que os limites eleitorais do PT. O segredo da votação da Dilma e do prestígio do Lula no Nordeste é explicado pela prioridade que ambos os governos deram à região. Quem observa a presidente com cuidado vai concluir que ela tem uma refinada sabedoria política. Tenho para mim que, em 2014, mais do que legados individuais, o Brasil vai julgar uma era. Porque as pessoas têm perfeita compreensão de que, não obstante as inovações que Dilma traga, as diferenças de estilo e de perfil, ambos (Lula e Dilma) integram o mesmo projeto.

A ascensão de Campos ameaça a reeleição de Dilma?

Não acredito. A ascensão de Eduardo Campos fortalece um campo político cuja maior responsabilidade é dar sustentação ao projeto que Dilma e Lula lideraram. Não consigo ver Eduardo Campos liderando um rompimento com esse projeto que ele ajudou a construir e do qual é um dos principais líderes. Agora, você não pode reprimir desejo de aliado. O diálogo é de mão dupla: não é apenas falarmos a Eduardo Campos o que queremos, é também termos ouvidos abertos para as pretensões dos aliados. Eduardo Campos, a cada dia, se legitima como liderança nacional, mas isso não é garantia de êxito em eleições. A palavra de ordem, quando dentro de uma coligação um aliado se fortalece, não é repressão, é sedução.

Como, então, seduzir o governador Eduardo Campos?

Na política, que é algo que ele sabe fazer como poucos. É mostrar a Eduardo Campos o papel estratégico do partido e da liderança dele na continuidade do governo Dilma. Mostrar que a discussão em torno da sustentação do governo não é excludente, onde o crescimento de um partido tem de significar a exclusão de outro.

Em 2018, o PT poderia ceder a cabeça de chapa numa candidatura presidencial?

Sou suspeito para falar, porque sou conhecido como aliancista. Não acho estranho que a condução do processo em 2018, ou 2022, ou sei lá quando, seja de um dos partidos aliados.

Eduardo Campos em 2018 com o apoio do PT é mais viável do que em voo solo em 2014?

Não sei. Considero que, tudo bem, há uma larga avenida a percorrer, mas qualquer candidatura que se opuser à presidenta Dilma terá dificuldades eleitorais.

E uma eventual chapa Aécio Neves/Eduardo Campos?

Recife fica muito longe de Tóquio. Eduardo Campos não faria haraquiri.

Como fica o PT pós-mensalão?

O julgamento foi feito, há recursos a serem julgados, a Justiça se pronunciou sobre a causa. Os réus têm direito de reunir seus amigos e captar recursos para cumprir a decisão do STF. Agora, o PT não pode colocar na agenda o enfrentamento do Supremo, não é tarefa do partido. O Supremo criou um padrão, o País espera que não seja exceção. O julgamento do mensalão do PSDB será o grande momento para isso.


Fonte:Faxaju

2014? Não basta ser candidato ao governo: é preciso construir a candidatura.


Nos últimos dias, o assunto próximo governador de Sergipe vem ganhando espaço na mídia. De analises inteligentes feitas por jornalistas sérios a informações plantadas por jornalista que torce por partido político. De publicidade para político patrão a barrigada. Tudo soa propício à época pré-eleitoral. A cada ano, aliás, o prazo entre uma eleição e outra atenua curiosamente. Viveu-se a eleição de 2012, a propósito, com o oxigênio do pleito de 2014. E nós jornalistas, inclusive, embarcamos no açodamento e alimentamos a cultura. Façamos a meia culpa.     

Por ordem alfabética, para evitar despertar ciúmes em lambe botas: Antônio Carlos Valadares, Eduardo Amorim, Jackson Barreto, João Alves, Mendonça Prado, Rogério Carvalho. Dificilmente, o próximo governador de Sergipe será alguém fora desta lista.

E olha que poderíamos muito bem, à luz de pesquisas, e não de ‘achismo’, reduzir o arranjo para apenas dois, no máximo, três nomes. Há um deles que teria hoje 40% da preferência do eleitor. Mas, por razões óbvias, não podemos revelar quem.   

O fato é que todos políticos citados sonham com o governo. Déda, por certo, queria continuar, mas, obviamente, não tem mais direito a reeleição. Albano sonha, mas... Em resumo: qualquer político sonha em governar o Estado. Só não escrevo aqui que qualquer pessoa em perfeita sanidade mental quer o cargo em respeito a Nelson Rodrigues.

O problema, no entanto, não é ajuizar que fulano ou beltrano é ou não é candidato. Não é jornalista plantar a informação da candidatura sem argumentação convincente mesmo com o político negando a notícia. O problema não é o desejo, mas a chamada viabilidade da candidatura.

Com bem disseram Déda e Valadares, a propósito do tema, Jackson Barreto tem que viabilizar sua candidatura. Vou mais além: qualquer um da lista exposta aqui precisa fazer isso. Qualquer candidatura, seja para ser síndico de prédio ou presidente da República, precisa ser viabilizada. Construída, melhor definindo.

É preciso construir a candidatura dentro do partido, posteriormente, dentro do bloco político, para só aí, levá-la às ruas de Sergipe para o teste final das urnas. Fora isso, o sonho de chegar ao Palácio onde atualmente Déda despacha, será um mero balão de ensaio. Um blefe a enganar e desmoralizar – inclusive quem insiste propagar candidatura alheia, “não se sabe com qual interesse”, mesmo com o próprio político negando.

Neste processo de construção, o político que consegue aparecer bem nas pesquisas sai na frente. Tem argumento para discutir com os seus pares e tentar emplacar seu nome. Aglutinar. A densidade eleitoral é fundamental. Do mesmo modo, conseguir palanques de líderes políticos fortes nos mais variados municípios. E, obviamente, ‘dindin’. Sem dinheiro, não se vai muito longe em política. Às vezes, sequer se consegue sair do lugar.

Seria bom também o político levar em conta um projeto coletivo em sintonia com as reais necessidades da sociedade. Primar pela honestidade. A ética. A empatia com a sociedade – sobretudo a gama mais necessitada. Mas, em se tratando de política, soa “pedir demais”.                           

Perceba, então, que há toda uma engenharia, que, como disse, começa na persuasão dentro do partido e desembarca nas ruas e na televisão dentro da visão de um marqueteiro - profissional ou não. Ou seja, não basta ser um sonhador solitário, dizer que é candidato e pronto. Ninguém consegue ser candidato de si. 

Pegue-se como base a última eleição para prefeito de Aracaju. O então candidato Almeida Lima sonhou? Sem dúvidas. Disse que era candidato? Aos quatro cantos da capital e até foi até à véspera do pleito com a ideia.  Mas parou ou não no finalzinho do processo por não persuadir sequer seus pares do PPS? O presidente Nilson Lima esteve tão à margem do sonho de Almeida que, posteriormente, desembarcou no governo João Alves – de longe o maior alvo das críticas de Almeida.

Se dentro do PPS Almeida não conseguiu emplacar, imagine a construção dentro do bloco?  Bloco? E o PPS tinha bloco? Almeida também demonstrou não ter densidade eleitoral. As pesquisas espelharam isso. Desta forma, o próprio Almeida Lima sentiu que a engenharia estava comprometida, e acabou jogando a toalha, antes mesmo de as urnas confirmarem o veredicto...

... Quando disse neste espaço que Valadares cogita disputar a eleição de governador, que ele é “o cara”, o fiz por entender que há o pensamento em montar esta engenharia dentro do grupo liderado pelo governador Marcelo Déda. Como um dos líderes do grupo, Valadares estaria a aproveitar o desgaste entre Déda x Jackson, que, por sua vez, vem fazendo o que pode para viabilizar seu sonho. Mas, esperto, Valadares aproveitou o clima e passou a se mexer também.  

Portanto, o problema não é querer governar Sergipe. Não é ser candidato, mas construir o caminho para, pelo menos, entrar na disputa. O deputado federal Rogério Carvalho é um bom exemplo. Ele construiu boa parte deste caminho para disputar a Prefeitura de Aracaju, em 2012, mas acabou ficando de fora do pleito, perdendo “sua vaga” para o também deputado Valadares Filho. Venceu a deputada Ana Lúcia no partido, mas tropeçou na aglutinação dentro do grupo. Pesou Déda e o então prefeito Edvaldo Nogueira optarem por Valadares Filho. Pesou o fato de concorrer com o filho de um senador ex-governador – cuja densidade eleitoral poderia ser perpassada (ao menos parte dela) em 2014. Pesou, em resumo, Rogério não ter como construir sua candidatura. E mesmo “sendo candidato”, não foi.

Fonte: Universo Político

Maria do Carmo: menores só podem hospedar-se autorizados pelos de pais.


Projeto está pronto para ser apreciado Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo


No retorno dos trabalhos legislativos, os integrantes da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) devem apreciar o Projeto de Lei Suplementar, de autoria da senadora Maria do Carmo Alves (DEM), que dispõe sobre orientações para que hotéis e hóspedes possam cumprir com tranquilidade as exigências para hospedagem de crianças e adolescentes.

O projeto acrescenta ao artigo 82 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) dois novos parágrafos: um que impõe aos estabelecimentos o dever de alertar os futuros hóspedes, no momento da reserva, sobre a obrigatoriedade de apresentar documentos; e o segundo que determina ao poder público que promova campanhas para divulgar os termos da lei, durante cinco anos, entre novembro e dezembro.

Pelo projeto, de acordo com a senadora sergipana, menores só podem hospedar-se autorizados ou acompanhados de pais ou responsável. “Como a lei não deixa clara a ­ necessidade de documentos, é comum pais chegarem a hotéis com os filhos sem comprovação do vínculo”, disse Maria. A matéria já recebeu parecer favorável do relator, Wellington Dias (PT-PI). Ele argumenta que a proposta oferece à rede hoteleira o amparo legal para exigir comprovação do vínculo das famílias com as crianças.

O relator destacou ainda que a Política Nacional de Turismo (Lei 11.771/08) visa prevenir atividades turísticas relacionadas a abusos de natureza sexual e outras que afetem a dignidade humana, daí a importância para que se faça cumprir as exigências do ECA quanto a hospedagem de crianças e adolescentes.

Se for aprovada, a proposta segue para votação final na Comissão de Direitos Humanos (CDH) e vai para a Câmara se não houver recurso para análise em Plenário.

Fonte:Universo Político

SENADOR EDUARDO AMORIM É VITIMA DE GOLPE DE QUADRILHA, SEGUNDO FOLHA DE SP.


Continua repercutindo as informações de que uma quadrilha, que supostamente seria composta por elementos de Sergipe e Alagoas, estaria extorquindo políticos em Brasília. As primeiras informações são de que a quadrilha estaria aplicando o golpe do falso seqüestro. Na quinta-feira (07), a imprensa nacional divulgou que a extorsão não envolvia políticos sergipanos.

Na manhã desta sexta-feira (08), o jornal Folha de São Paulo volta a dar destaque ao assunto. Segundo a Folha, integrantes de uma quadrilha usaram o nome do filho do atual presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para aplicar golpes em deputados e senadores.

Dez parlamentares foram lesados pelo golpe de criminosos que, por telefone, se passavam por outros políticos para conseguir dinheiro, explica a reportagem do jornal.

Ainda segundo a Folha de São Paulo, o golpe teria atingido pelo menos quatro senadores e entre eles o Cristão Eduardo Amorim. A Folha diz que os senadores atingidos pelo golpe são: Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Ana Amélia Lemos (PP-RS), Eduardo Amorim (PSC-SE) e Paulo Bauer (PSDB-SC).

A quadrilha, integrada por quatro jovens de Alagoas e Sergipe, foi desmontada há 15 dias. Eles foram ouvidos e depois liberados. Se condenados por estelionato, podem pegar de 1 a 5 anos de prisão.

As informações são do Jornal Folha de São Paulo e Faxaju

EM TOM DE CONSENSO, EDUARDO AMORIM DIZ QUE DIÁLOGO É A ESSÊNCIA DO PROINVEST.

Em tom de consenso, o senador Eduardo Amorim (PSC) reafirmou na manhã desta segunda-feira (04), que o diálogo é a essência do Proinveste em Sergipe. O parlamentar esteve na Assembléia Legislativa, em reunião, com a presidente,deputada estadual Angélica Guimarães (PSC) e com o prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), para averiguar as obras estruturantes e como elas irão beneficiar os sergipanos. “Não somos contra o desenvolvimento de Sergipe, analisamos os números e os projetos, e com responsabilidade, exigimos mais transparência”,disse Eduardo Amorim.

A capital poderá ser beneficiada com recursos, o que de imediato interessou o prefeito, João Alves Filho. Como a prioridade são as obras estruturantes, novas grandes avenidas aparecerão no cenário de Aracaju, desafogando, assim, o trânsito que já figura em dos principais problemas da gestão. Foram analisados os projetos da duplicação da Avenida Euclides Figueiredo, a interligação da Avenida Gasoduto à Avenida Augusto Franco “Rio de Janeiro”, a Avenida Perimetal Oeste, que passará por 22 bairros com finalização na Zona de Expansão. 

Para Eduardo Amorim as reuniões com o governador, Marcelo Déda e agora com o prefeito João Alves denotam o verdadeiro sentido político. “A presidente Dilma Rousseff sabe da nossa responsabilidade e da nossa coerência. Ampliar o debate, com os deputados, não significa reprovar o Proinveste, porém há de convir que as finanças do Governo não sejam tão favoráveis a empréstimos”, disse Amorim. 

A deputada Angélica Guimarães defende que é importante o diálogo entre as partes.“Os deputados já foram consultados e eles têm o direito de opinar e analisar cada projeto, pois esse é nosso papel e não poderia ser diferente”, afirmou Angélica ao avaliar como positiva a postura do governador, Marcelo Déda (PT),ao ampliar os debates. “Temos o senador Eduardo Amorim como interlocutor. Ele tem um papel preponderante nessa aprovação. Onde há diálogo, há entendimento,há respeito e com Eduardo Amorim essa questão está em primeiro plano”,reafirmou Angélica Guimarães.

Segundo o senador Eduardo Amorim outras reuniões serão marcadas para que cada centavo seja aplicado onde realmente há necessidade. “Somos favoráveis aos projetos estruturantes, principalmente, aqueles que favoreçam de imediato os sergipanos”,completou o parlamentar que após a reunião foi diretamente para o aeroporto de Aracaju onde embarcou para Brasília.


Fonte: Faxaju
Foto: Assessória do Senador

Do entrosamento: Déda e João.


Conversas tem assustado muita gente
João Alves é um nome para a disputa ao governo estadual em 2014? A pergunta do jornalista Chico Freire, do Jornal do Dia, foi respondida direta e objetivamente pelo vice-prefeito de Aracaju, José Carlos Machado: “Você tem dúvidas? O grande vitorioso nesse processo eleitoral foi João Alves Filho, que ganhou as eleições em 2010 em Aracaju e ganhou a eleição de 2012 em Aracaju”.
Será João Alves será candidato ao governo em 2014 ninguém pode confirmar. Nem ele, nem Jackson ou o senador Amorim. Porém uma certeza concreta: o entendimento político-administrativo entre o governador Marcelo Déda e o prefeito João Alves Filho vem assustando muita gente. Não só da oposição, mas também da situação. Se este entendimento será estendido para o campo eleitoral só o tempo dirá. E ninguém duvide, já que alguns dos interessados, Jackson e Valadares, já estiveram com João no mesmo palanque.
Ontem, numa conversa animada num dos shoppings da Capital, algumas pessoas comentavam uma mudança de atitude do Prefeito João Alves Filho em relação ao seu histórico costume de longo nos primeiros dias de administração anunciar diversas obras, realizações e projetos. Desta feita, observa-se um João Alves mais contido, mais taciturno. Disseram, ainda, que a única notícia proveniente da PMA que causou certo reboliço nas redes sociais foi a história da Logomarca, que alguns acharam ser plágio. E só. Nem mesmo os projetos enviados à Câmara, fizeram João Alves aparecer na mídia. O tom da defesa foi dado por alguns secretários.
Bem verdade que o blog está falando de apenas trinta dias de governo, sendo muito cedo, muito cedo mesmo, para fazer qualquer avaliação do governo municipal, valendo o comentário não em relação à administração, o que seria até leviano, mas sim em relação ao seu Comandante.
Então, tá. Mas, fiquem de olho no entendimento administrativo de Déda e João. Ele pode se estender eleitoralmente para 2014...

Fonte: Infonet Cláudio Nunes.

Jackson diz que é 'Candidatíssimo' a Governador.


O vice-governador Jackson Barreto (PMDB) disse no último sábado, 2, que é "candidatíssimo" ao governo.

Questionado sobre possíveis adversários, Jackson disse que quem quer enfrentar a eleição não pode querer saber com quem terá que disputar.

Desde que criou o Núcleo de Governança, o governador Marcelo Déda (PT) deixou de passar a chefia do Executivo para Jackson, como fazia todas as semanas em que precisava passar alguns dias em São Paulo para submeter-se a tratamento contra o câncer.

Questionado, Jackson disse que essa é uma decisão do governador, que respeita, e que qualquer pergunta deve ser feita ao próprio Déda.

por NE NOTÍCIAS, da redação

Valmir de Francisquinho diz que resgatará credibilidade da prefeitura de itabaiana.


Ao participar na última sexta-feira, 01, do quadro “Fala Prefeito”, no telejornal “Bom Dia Sergipe”, da TV Sergipe, o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho disse que está com disposição, otimismo e perseverança para fazer o melhor para os itabaianenses.
  “Estamos pronto para resgatar a credibilidade da administração”, disse, lamentando que a prefeitura está sem crédito em Sergipe e junto ao servidor público, que está desmotivado por problemas no pagamento e a falta de incentivos.
R$ 18 milhões de salários atrasados
Valmir disse que até aos sábados e domingos tem reunido a equipe para adiantar o levantamento sobre todos os problemas, inclusive as obras inacabadas. Somente na área da saúde ele recebeu R$ 4 milhões de débitos.  “Ao todo recebemos 18 milhões de reais de salários atrasados de todos os servidores”, disse afirmando que já pagou o de dezembro de alguns servidores. “Pagamos a nossa primeira folha normalmente e vamos definir um calendário com os servidores para pagar os atrasados”, explicou.

Fonte: Infonet, Cláudio Nunes.

Fabinho do Abrigo assume cargo na administração Valmir dos Santos Costa


Em contato telefônico com o ex-vereador Fábio de Jesus (Fabinho do Abrigo), confirmei a informação da sua integração na estrutura administrativa do governo municipal, Fabinho afirmou ter começado hoje (01) a desenvolver as atividades de diretor do CAPS AD e Coordenador da Casa Transitória* disse sim ao convite do prefeito alegando precisar de um emprego para garantir o seu sustento.

Quando abordei o assunto política partidária, Fabinho preferiu não comentar seu posicionamento atual após ter recebido esse cargo, incerto nas respostas, não afirmou ter deixado de seguir orientações políticas do ex-prefeito e nem se qualificou como novo liderado de Valmir de Francisquinho, mas, no meio da conversa, deixou transparecer uma pontinha de insatisfação com o grupo que pertencia (ou pertence), não ficou contente em ver o seu projeto da Casa Transitória ser tratado com pouco interesse pelo ex-secretário de saúde Roberto Bispo, e muito menos feliz quando soube por terceiros da contemplação do município com a unidade de tratamento.

*A Casa Transitória tem como objetivo atender pessoas dependentes de drogas num período de seis meses  visando à desintoxicação e o fim da dependência.
Com informações de Fábio de Jesus.

Para relembrar


Durante a campanha, rolou um forte boato da saída do então vereador do bloco político pertencente e abandono da candidatura para dar apoio ao candidato adversário (Valmir de Francisquinho) em troca de um cargo com os vencimentos semelhantes aos de um parlamentar. Claro, isso não ocorreu!!!


Fonte: http://www.waldsondiniz.com/